sexta-feira, maio 08, 2009

Augusta - versão não-autorizada




Existe a teoria de que o nome da Rua Augusta teve origem em uma tal Maria Augusta que tinha um sítio por estas cercanias. O Dicionário de Ruas alerta que o nome pode ter sido apenas a aplicação de um título de nobreza para um caminho que levava à “Rua da Real Grandeza”, futura Avenida Paulista. Entretanto, para Mariângela Bittencourt, não é tão importante o que realmente aconteceu, mas sim as possibilidades criativas de todo esse mistério.

A quadrinista de 25 anos criou sua própria versão de quem foi Maria Augusta em seu segundo zine, “Augusta – versão não autorizada”, uma biografia fictícia dessa personagem a partir da perspectiva de uma de suas vítimas, Dr. Arnaldo. Como outros personagens com nome de rua, Dr. Arnaldo ficou completamente envolvido nesse “vício perigoso, delirante, perturbador” encarnado em uma prostituta que “deitava-se com quem lhe agradava”, um misto de irmã malvada da Geni e Hilda Furacão de tempos aristocráticos.

Tomei conhecimento dessa HQ pela Ana da Ocas”, praticamente uma instituição da Augusta, e conversei com Mariângela em uma quinta-feira recente. O caos deu o tom da “entrevista” – saí apressado do trabalho e despreparado para o encontro etílico no Charm da Augusta, fomos interrompidos por amigos, desconhecidos de conhecidos, pedintes e embriagados. O espírito da Maria Augusta de Mariângela parecia estar pessoalmente interferindo. E o que é esse espírito, perguntei para a frequentadora da região há cinco anos. Drogas, prostituição, euforia e frustração, respondeu ela. De fato, o fanzine não é uma leitura infanto-juvenil (ao contrário de seu trabalho anterior “Cirilo Rasga Beiço”).

E, afinal, quem é Augusta? Bem, a opinião de Mariângela de o que representa essa pergunta pode ser encontrada na loja HQMix (Praça Roosevelt) e com a própria autora, caso a encontre vendendo o material no MASP. Lá, formas por vezes explícitas, por vezes sutis, criam um verbete que dicionário algum pode definir.

Blog da Mariângela: http://udgrud.blogspot.com/

Nenhum comentário: