segunda-feira, abril 27, 2009

Os Augustos


 O fato é que você precisa saber da piscina
subir e descer a Augusta
rodopiando entre as putas
sem noção de gravidade
se entregar para a cidade
vomitar pelo asfalto a tua liberdade
[Galharufa (O Dia em que Francisco Cuoco Transcendeu a Lei da Gravidade)]

Letras pitorescas e urbanas são a prioridade de Eristhal (voz, violão, cavaco), Felipe Abdalla (percussão) e Chico (percussão) em seu projeto Os Augustos. O trio cuja história se mescla à ascensão do Bar do Netão, um dos mais vibrantes e descontraídos do Baixo-Augusta, marca presença no espaço tocando samba rock, soul, funk e Jovem Guarda. Há sete anos, Eristhal, 25, já frequentava a Augusta às 2h da madruga após tocar na Barra Funda. O que atraía o paulista de Pirajus era em parte o medo, preferindo beber sozinho em um local com bastante movimentação.

Mas outra parte importante da atração era o que chamou de “cheiro de sexo”. Chico, 24, frequenta a região desde 2006, quando chegou de Piracicaba, e veio conhecer a Augusta por ter um olfato muito semelhante ao de Eristhal. “Adoro as propostas de cinco reais, três cervejas, caipirinha e…”, disse Chico na quarta-feira (22), quando conversamos no Bar do Netão. A ideia começou quando Eristhal, “de saco cheio de tocar sozinho”, chamou seu antigo parceiro de Barra Funda, Felipe, 25, para um novo projeto.

Assíduos do bar, já conheciam o DJ residente das quintas, o Chico – também um “músico orgânico” – para formarem o… Pra Quarteto Falta Um. O nome não durou. “Pô, a gente se encontra na Augusta, bebe na Augusta, frequenta a Augusta”, explicou Eristhal como o nome ficou óbvio.


Ando bebendo com o diabo
ando fumando mil baseados
ando cheirando… ando cheirando…
ando cheirando… ando cheirando…
 cachorro molhado!
Mais um vagabundo perdido no mundo
rodando na rua… Augusta from Hell!
[Augusta From Hell]


A regra do grupo é experimentar e difundir sua música em um show-ensaio, que acontecia às quartas no Bar do Netão, até o PSIU dar as caras.

“Tá faltando o PSIU deixar a gente em paz”, reclama Eristhal numa Augusta que mudou bastante da época em que o Bar do Netão era uma jukebox e uma mesa de sinuca. Mais baladas, mais opções, mais segurança resultaram em uma imagem menos marginalizada da região e a atração de uma “galera mais freak, mais hype”.

Mas a principal mudança que Os Augustos notaram está mesmo relacionada ao olfato: as mulheres. Tudo parece estar cheirando bem.

Contato para shows: Eristhal (8448-8332) – osaugustos@hotmail.com

Colaboraram Giulia (bê) e Carol.

Nenhum comentário: